jeudi 8 septembre 2011

Férias na Côte d'Azur em agosto/2011 - 1ª Parte


Começo da tão esperada viagem de férias até o nosso destino: " La Côte d'Azur" pedaço do paraiso na terra! Promessa de muito sol, calor, praia e belas paisagens. Eu mereço! Depois de um inverno rigoroso, frio e cinza, a viagem promete! Vamos lá 900 km de distância entre Versailles e nossa destinaçao de férias. Decidimos ir  de carro, sem pressa para admirar as lindas paisagens da França. Depois de rodarmos 400km fizemos uma parada de dois dias na região da Borgonha. Ficamos hospedados no Comfort Hotel na cidade de Macon. (hotel 2 estrelas, correto, barato e com bom café da manhã) Localização ideal para conhecer a região e próximo da Auto-estrada para continuar a viagem. Lá fomos até a cidade de Cluny, conhecida pela antiga abadia de Cluny(Abbaye de Cluny)monumento religioso do século X que exerceu profunda influencia no catolicismo da época.Visita agradável sem grande interesse.
Depois seguimos para conhecer o sítio pré-histórico de Azé, visita das duas grutas. A primeira onde foram encontrados fósseis de ursos, de leões pré-históricos e vestígios da passagem do homem das cavernas. A segunda gruta chamada de "la revière" , possui lagos e galerias subterrâneas formadas pela açao das águas.  Nelas foram encontrados fosséis de animais marinhos datando de milhoes de anos, prova que nesta época a região era coberta pelo mar jurássico. Para quem se interessa pelo assunto http://www.grotte-aze.com/index.html
À noite fomos jantar no Auberge du Cheval blanc  a Cluny. Restaurante típico da região que oferece uma boa cozinha regional com pratos como o famoso Boeuf bourguignon, Pavé charolais sauce au fois gras, coq au vin de bourgogne...menus a partir de 17,50€.
Segundo dia, visita do Zoológico de Tour o parc, situado em Romanèche Thorins, etapa da viagem que não poderia faltar e que meu filho esperava com grande ansiedade. Afinal para uma criança de 4 anos, visitar cidades e monumentos históricos não é o que mais lhe interessa.  Então partimos para esta jornada no Zoo. Acabamos passando um dia super legal e o parque é realmente interessante para o público infantil. Proximidade com os animais e diversas atrações adaptadas às crianças pequenas. Meu filho era só sorrisos! rs Promessa feita, promessa cumprida!
À noite, jantar no restaurante l'Ardoise à Macon. Cozinha francesa tradicional de boa qualidade, pratos interessantes como o carré d'agneau rôti, caviar d'aubergines et jus au thym, Cassoulet de poulet de bresse à la crème, vin du jura et riz pilaf. Deliciosa sobremesa de millefeuille de fraise à la menthe. Menu à la carte de 12,00 à 18,00 €
Restaurant L'Ardoise - 19 Rue Franche - 71000 - Macon
No dia seguinte, seguimos viagem até a cidade de Apt, localizada na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, entre os montes de Vaucluse e o parque natural regional do Luberon. Ficamos hospedados na casa de um amigo que nos acolheu super bem e nos mostrou um pouco da sua bela região. Apt é uma cidade tipicamente provençal, conhecida pela qualidade dos seus produtos regionais, principalmente das frutas cristalizadas. Visitamos o famoso mercado do sábado de manhã. Uma maravilha!  Legumes, frutas, queijos, mel,  azeitonas, hervas de provence, azeites, geléias, vinhos...enfim! uma enorme variedade de produtos. Uma verdadeira profusão de cores e sabores com perfume de lavanda!  Vale a pena a visita!

No dia seguinte partimos para conhecer as lindas cidadezinhas de provence. Nossa primeira parada foi no vilarejo de Roussilon, classificado entre os mais belos vilarejos da França. A cidade com certeza, possui todo o mérito.
Já na chegada a gente sente o impacto de tamanha beleza. A cor ocre que salta aos olhos! Construída sobre as falésias e sedimentos minerais com origem de milhões de anos. O Ocre, este pigmento natural colore toda a paisagem. A terra possui cores que variam do vermelho ao laranja, amarelo, verde e dependendo da luz do sol até mesmo violeta. O ocre foi utilizado na pinturas rupestres pelo homem primitivo e redescoberto por volta de  1780 onde começou a ser comercializado no mundo inteiro. É realmente impressionante! Se visitarem a região não podem deixar de ir.
Continuando nossa exploraçao pelos lugares maravilhosos da França...fomos até Gordes, também classificado entre os mais belos vilarejos da França. Nem precisa dizer que é mais que merecido né! Dêem só uma olhadinha nas fotos abaixo 
Gordes é um vilarejo impressionante  e com sua situação geográfica excepcional atrai visitantes do mundo inteiro. Gordes conserva toda a sua autenticidade através da preservação do seu patrimônio e cultura provençal. Durante o verão existem várias manifestações culturais, exposições de artistas, festivais e concertos. Foi um dos pontos marcantes da viagem e posso dizer que a vista é simplesmente maravilhosa. Adoramos também passear pelas ruelas estreitas do vilage, admirar seu castelo e as casas penduradas no rochedo. Almoçamos no restaurante le Loup Blanc, cozinha tradicional de qualidade, bom ambiente e serviço excelente.
Restaurant Le Loup Blanc - Route de combes, rue de la gendarmerie - 84220 - Gordes 

No dia seguinte, fomos conhecer Fontaine de Vaucluse...











.







Aucun commentaire: